Incontinência urinária: o que é, causas, tratamento e prevenção

A incontinência urinária pode ocorrer por diversas causas e seu tratamento irá variar de acordo com o diagnóstico.

Sendo mais comum em mulheres do que em homens, estima-se que no Brasil 11 a 23% da população feminina tenha a condição. Em idades mais avançadas a ocorrência é ainda maior, sendo 20 a 35% mulheres entre 50 e 75 anos e 25 a 50% acima de 75 anos.

Diante deste problema a Ilumini Clinic proporciona um tratamento inovador no Brasil para suas pacientes, indolor e altamente eficaz como você vai conferir aqui.

Apesar de ser um problema que pode até mesmo afetar a qualidade de vida destas pacientes, é comum normalizar a incontinência urinária por se achar algo normal.

Esse hábito dificulta o tratamento, tendo em vista que o paciente pode decidir procurar ajuda médica quando o quadro já está mais avançado, ao invés de intervir logo no início.

Para explicar mais sobre o assunto, ao longo da leitura você vai entender:

• O que é incontinência urinária
  • Causas da incontinência urinária
  • Sintomas
  • Tratamento para incontinência urinária
  • Como prevenir

O que é incontinência urinária:

É o escape involuntário da urina pela uretra, onde não é possível segurar a vontade.

A condição atinge cerca de 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo mais frequente em mulheres conforme mencionado.

Quando não tratada inicialmente pode prejudicar a qualidade de vida do paciente levando até mesmo ao isolamento social em casos mais graves.

mulher com incontinência urinária

Causas da incontinência urinária:

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição que pode ser pontual ou em casos mais graves recorrentes.

Listamos aqui alguns motivos que podem levar a incontinência urinária nos dois casos.

Causas da Incontinência urinária pontual:

-Uso de remédios diuréticos

-Ingestão de bebidas alcóolicas

-Ingestão de alimentos diuréticos

Estes 3 fatores podem levar à perda de urina involuntária de forma momentânea.

Causas da Incontinência urinária recorrente:

-Gravidez e puerpério;

-Menopausa

-Idade avançada, principalmente após os 70 anos

-Obstrução do trato urinário

-Câncer de próstata

-Traumas: acidentes em lesões do períneo e cirurgias pélvicas como histerectomia;

Sintomas da incontinência urinária:

Os sintomas são bem simples e até comuns, dificultando que a pessoa que possui a condição perceba o problema inicialmente.

Entre os principais sintomas estão a perda involuntária de urina ao tossir, espirrar, fazer exercícios, realizar atividade de esforço como levantar peso, idas ao banheiro recorrentes mesmo com a bexiga vazia e a urgência de ir ao banheiro por não conseguir segurar.

Tratamento para incontinência urinária:

Os tratamentos vão variar de acordo com o grau da condição, idade e histórico do paciente. Entre os principais tratamentos estão:

Qualidade de vida -> Mudanças no estilo de vida do paciente é importante para evitar o avanço da condição. Evitar alimentos e bebidas diuréticas, manter uma dieta balanceada e o controle de doenças que colaboram para o problema como a diabetes e a infecção urinária.

Tratamentos alternativos –> Fisioterapia pélvica, acupuntura e yoga podem auxiliar no tratamento.

Cirurgia -> Em casos mais graves como incontinência urinária de esforço e Bexiga hiperativa podem ser necessárias intervenções cirúrgicas.

Remédios para incontinência urinária -> Uso de medicamentos prescritos pelo médico ajudam a reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.

Conheça um dos melhores Tratamento para incontinência urinária recomendados para mulheres:

Laser íntimo ou laser vaginal é um tratamento indicado para restabelecer a saúde íntima da mulher proporcionando diversos benefícios.

É um procedimento indolor que traz vários benefícios para a saúde e qualidade de vida da mulher.

O tratamento é focado na mucosa vaginal promovendo a reestruturação do colágeno. No tratamento com o laser ginecológico, já é possível sentir os benefícios entre 15 a 20 dias após a primeira sessão.

Indicado para:

– Incontinência urinária.

-Secura vaginal;

-Atrofia e flacidez muscular;

-Presença de cicatriz no pós-parto;

-Estrias;

-Sensação de alargamento vaginal ou diminuição do tônus;

-Escurecimento da região genital;

Como prevenir a incontinência urinária?

A prevenção está muitas vezes associada a rotina e hábitos saudáveis. No caso das mulheres grávidas, a fisioterapia pélvica e exercícios como pilates podem ajudar na prevenção.

Na maioria dos casos a prevenção é feita com controle do peso, controle de doenças, alimentação equilibrada, não ingestão de bebidas alcóolicas e fisioterapia do assoalho pélvico.

Realize seu tratamento na Ilumini Clinic:

Nosso atendimento e estrutura visam proporcionar uma experiência exclusiva.

Um espaço criado para te acolher e uma equipe pronta para te atender com serviços exclusivos.

Com os melhores recursos da atualidade e tecnologia de ponta, aqui na Ilumini Clinic conquistar uma vida saudável está ao seu alcance.

Realize o seu tratamento em uma clínica referência e cuide da sua saúde com o melhor que a medicina moderna pode oferecer.