Disbiose
Microbiota intestinal em desequilíbrio
Cada um de nós possui uma composição microbiana única. A exposição à fatores agressores podem causar desequilíbrio, com aumento das bactérias patogênicas e/ou diminuição das bactérias comensais, criando uma disbiose.
Isso pode estar associado ao aparecimento de algumas doenças, muitas delas relacionadas ao trato gastrointestinal, e outras sistêmicas.
É importante estar atento!
Na medicina e nutrição, há um exame que justamente permite conhecer a comunidade de microrganismos que habita o intestino.
Essa informação permite traçar condutas personalizadas de intervenção, corrigir quadros de disbiose e promover o tratamento de diversos problemas.
É possível também estabelecer marcadores microbianos de referência para risco, progressão e prognóstico de doenças.
O sequenciamento de bactérias intestinais para identificação de disbiose auxilia no cuidado com a microbiota intestinal de forma individualizada.
Pode ser indicado principalmente em quadros envolvendo doenças intestinais autoimunes (retocolite ulcerativa, doença de crohn) e na presença de sintomas como diarreia, constipação, dores abdominais e doenças extra-intestinais que tenham relação com disbiose, a exemplo da obesidade, ansiedade, depressão, alergias entre outras.