Trombofilia

É uma doença que favorece o desenvolvimento de trombose, ou seja, o corpo de quem sofre com o problema tem tendência a formar coágulos de sangue (chamados também de trombos). Isso significa que, nesse quadro, há um maior risco de desenvolver trombose venosa, AVC ou mesmo embolia pulmonar.

Pode ser hereditário ou ter sido adquirido durante a vida do paciente, onde o próprio organismo produz anticorpos que o afetam.

Trombofilia sintomas:

Entre os sintomas da trombofilia estão o excesso de peso, alteração na cor da pele onde se formou o trombo, inchado onde ocorrem os coágulos, dor e disfunção da temperatura no local.

O que é trombofilia na gravidez?

A trombofilia na gravidez pode afetar a concepção. Mulheres com dificuldade para engravidar precisam procurar um médico, para realizar os exames indicados.

Pacientes do sexo feminino, que apresentam trombofilia, podem sofrer abortos repetitivos. Isso porque a formação desses coágulos sanguíneos compromete a fixação do embrião no útero e pode, ainda, interromper o fornecimento de sangue para a placenta, provocando o aborto.⠀

Algumas vezes, é indicado antes mesmo de tentar engravidar, fazer exames iniciais para detectar a doença.

Trombofilia tem cura?

Há tratamentos, que incluem a administração de medicamentos anticoagulantes. Caso a paciente, sob a orientação médica, decida passar pela fertilização in vitro, é possível desde a estimulação ovariana fazer o uso desses remédios evitando assim complicações.

Não deixe que nada te impeça de realizar o sonho de ser mamãe! A gestação de um filho é sempre um momento de muito amor e alegria.

Para o Dr. Ricardo Luba, médico ginecologista e obstetra, a família é o bem mais precioso que existe! E com certeza ele vai ajudar você a realizar este sonho também.

Venha ter acesso ao melhor da medicina e tecnologia avançada na Ilumini Clinic. Com o nosso acompanhamento, você terá todo o apoio, suporte e tratamento que precisa para viver a maternidade.