Incontinência urinária após a gestação

A incontinência urinária após a gestação é uma condição relativamente comum entre as mulheres e pode ser causada por alguns fatores.

Durante a gravidez, o peso do útero faz pressão sobre a bexiga, podendo levar a fraqueza no músculo do assoalho pélvico.

Além disso, o próprio parto natural pode ajudar no desenvolvimento da incontinência urinária após a gestação, como vamos explicar ao longo da leitura.

Mesmo sendo comum após o período gestacional, a condição ainda gera vergonha em algumas mulheres.

Por isso, neste artigo iremos abordar melhor o tema falando sobre:

-O que é incontinência urinária

-Incontinência urinária após a gestação

-Os 3 tipos de incontinência urinária

-Incontinência urinária após parto normal (vaginal)

-4 Tratamentos indicados

O que é incontinência urinária

É uma condição onde ocorre a perda involuntária de urina da bexiga. 

Pode ser considerada uma perda ocasional e com motivos específicos, por exemplo após o parto normal de mulheres gestantes, ou por um problema mais grave que impacta consideravelmente a qualidade de vida do paciente.

Os 3 tipos de incontinência urinária após a gestação

  1. Incontinência de esforço: É o tipo mais comum após a gestação. Ocorre quando há vazamento de urina ao realizar algum esforço que faça pressão intra-abdominal como tossir, espirrar e levantar peso.
  1. Incontinência urgente: Caracteriza-se pela vontade súbita e intensa de urinar que pode levar a perda involuntária de urina. Ela pode estar associada ao enfraquecimento dos músculos e nervos que controlam a bexiga durante a gravidez e até mesmo na hora do parto.

3. Incontinência mista: É a combinação de incontinência de esforço e urgente.

mulher segurando bebê

Incontinência urinária após a gestação

A incontinência urinária após a gestação é muito comum em mulheres que optam pelo parto normal, pois o próprio movimento de expulsão do bebê realizado pela mãe força o músculo do assoalho pélvico.

Entre as razões que o pato normal (ou vaginal) podem ocasionar a incontinência urinária estão:

  1. Estiramento dos músculos do assoalho pélvico: Durante o parto os músculos dessa região precisam suportar os órgãos e o movimento realizado na fase de expulsão do bebê, ocorrendo uma grande pressão na durante a passagem.
  2. Lesão nos tecidos pélvicos: Em alguns casos, o parto vaginal pode causar lesões nos tecidos pélvicos, que levam à disfunção do assoalho pélvico, resultando na incontinência urinária. Estas lesões podem ocorrer nos músculos, ligamentos e nervos que são importantes para o controle urinário.
  3. Impacto nos nervos: Durante o parto, os nervos que controlam a função da bexiga podem ser esticados ou danificados, afetando a capacidade da bexiga de armazenar e controlar a micção de forma eficaz.
  4. Alterações anatômicas: O processo de parto vaginal pode alterar a anatomia da pelve e do assoalho pélvico também resultando em danos das estruturas que suportam a bexiga e a uretra.
  5. Combinação de fatores: Além dos efeitos diretos do parto vaginal conforme explicado, existem outros fatores que também podem levar a incontinência urinária como o ganho de peso durante a gestação e o estresse contínuo nos músculos do assoalho pélvico.
mulher sentada no sofa brincando com seu bebê

4 Tratamentos indicados:

Os tratamentos indicados têm como objetivo fortalecer a região do assoalho pélvico. 

  • Exercícios do assoalho pélvico: Exercícios como kegel ajudam a fortalecer os músculos da região.
  • Fisioterapia: Especializada em assoalho pélvico com exercícios específicos  para fortalecer os músculos.
  • Emsella: É um aparelho inovador com tecnologia de ponta que se assemelha a uma cadeira grande e que possui um campo eletromagnético de alta intensidade e focalizado. A cadeira emite em poucos minutos milhares de ondas eletromagnéticas extremamente potentes que atuam no assoalho pélvico permitindo alcançar contrações supra máximas de forma uniforme e eficaz fortalecendo toda a musculatura da região pélvica. Saiba mais sobre esse tratamento oferecido pela Ilumini Clinic aqui.
  • Laser íntimo ou laser vaginal: É um tratamento indicado para restabelecer a saúde íntima da mulher proporcionando diversos benefícios, totalmente indolor. O tratamento é focado na mucosa vaginal promovendo a reestruturação do colágeno, onde já é possível sentir os benefícios entre 15 a 20 dias após a primeira sessão. Confira mais sobre o laser íntimo aqui.
aparelho de laser íntimo passando na pele da paciente

Ilumini Clinic seu espaço de bem-estar e cuidado:

Aqui na clínica proporcionamos um ambiente acolhedor para as mamães que sofrem com a condição e precisam de orientação neste tratamento.

A incontinência urinária quando não tratada pode afetar a qualidade de vida, tornando o pós parto um momento mais estressante e delicado.

Por isso, nossa equipe médica recebe estas mães com muito carinho, tirando dúvidas e acompanhando de perto.

Se este é o seu caso, venha nos conhecer e receba nossos cuidados!

Com tratamentos inovadores somos uma clínica multidisciplinar referência em São Paulo e estamos preparados para te receber.